Por Nathasja Rotter e Letícia de Queiroz
A tradicional Festa do Divino Espírito Santo, realizada no ultimo dia 15, na Casa do Divino, ultrapassou as expectativas de participação de fiéis, que ficou em torno de cinco mil pessoas. Além das atividades religiosas, o dia de celebração contou também com diversas expressões culturais como teatro, música e dança.
Segundo a organizadora do evento, Lídia Hofmann, a festa teve pela primeira vez uma apresentação teatral da encenação do achado da imagem do Espirito Santo. A celebração popular, que segue o calendário litúrgico da igreja, acontece cinquenta dias após a Páscoa. Por conta da grande quantidade de público recebida neste ano, Lídia relata que para as próximas edições a organização pretende aumentar a estrutura do evento. “O espaço ficou pequeno, precisamos melhorar a estrutura para o ano que vem para atender a todos, de modo que fiquem bem acomodados na festa”, observa.
A festa tem início 50 dias antes da celebração tradicional. A organizadora, juntamente com o Bispo, recebe a bandeira do Espirito Santo e segue um calendário de agendas nas casas, entidades e empresas dos devotos. “Temos o envio da bandeira do Divino com o Bispo, para que possamos ir às comunidades, casas, igreja e também para fazermos o anúncio da Festa do Divino”.
Histórico
A Casa do Divino foi fundada em 1882 e é considerada Patrimônio Histórico Religioso da cidade de Ponta Grossa. Lídia Hoffman assumiu a casa em 1996, mas só deu continuidade às celebrações da festa em 2000. Segundo Lídia, além da tradicional Festa do Divino, em outubro é realizada uma missa como forma de celebração do aniversário da casa.