Por Aline Cristina Zinser
Foi em meio a tantos pliés, arabesques e cambré que a graciosidade de cada bailarino se revelou em cima do palco na estreia do espetáculo de ballet ‘Chegadas e Partidas’, do Studio de Dança Fabíola Capri, na noite de sexta feira (06). A mistura de música, dança e teatralidade envolveu o público, que acompanhou as apresentações no Teatro Marista no final de semana.
Ao som do repertório de Milton Nascimento, o primeiro ato já mostrava as chegadas e partidas do personagem principal quando criança. Os bailarinos se revezavam no palco e integravam o cenário à cena, criando uma aproximação entre os personagens e as coreografias.
Segundo a diretora geral do espetáculo, professora e bailarina Fabíola Capri, a ideia do espetáculo surgiu de uma conversa casual com o produtor do evento, Eziquiel Ramos, em que refletiam o poder e o impacto da decisão das pessoas que vão e das ficam. “A vida é um ciclo maravilhoso e perfeito que permite que, por mais que as pessoas se afastem, elas sempre estão presentes em lembranças, em comentários, em saudades. Pessoas chegam e partem de certa forma o tempo todo”, diz.
O segundo ato se transforma em pura diversão, com apresentações remetendo ao mundo circense e fazendo o elenco de plateia. O final resultou em clima de sintonia entre plateia e palco junto com a música ‘Coração Civil’, que remeteu às chegadas e partidas retratadas nas danças.
”Foram três meses de ensaios e quase um ano de produção, com aulas à noite e nos finais de semana. O preparo requer uma dedicação de todas as bailarinas, professores e coordenadores, além de suor, raça e muito amor”, diz a bailarina e formanda Paôlla Gruber, que acompanha o Studio Fabiola Capri desde o inicio.
O espetáculo ‘Chegadas e Partidas’ teve participações especiais como Claudete Oberg de Oliveira, cantora convidada do Coro Cidade de Ponta Grossa, e o coreógrafo Leandro Vieira, e contou com a técnica de vídeo mapping, que interage com os bailarinos no palco.
O Studio de Dança Fabíola Capri completa 11 anos de história e nove espetáculos ao total. “Nós do Studio buscamos sempre a pesquisa, a diferença, a sensibilidade técnica e artística. Queremos que nossos bailarinos possam desfrutar da arte da dança de uma forma plena, consciente e sensível”, afirma Fabíola Capri.