Por Clara Ribeiro
Com sete mostras distintas e com o total record de 507 espetáculos inscritos, o 43º Festival Nacional de Teatro (Fenata) acontece dos dias sete a quatorze de novembro. Na mostra competitiva foram selecionados seis espetáculos, de quatro estados diferentes: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Belo Horizonte e São Paulo.
Para algumas companhias é a primeira participação no Fenata. Para outras, como Os Ciclomáticos é a oitava vez que apresentarão um espetáculo no Festival.
A Companhia de Teatro Os Ciclomáticos, da capital Rio de Janeiro, já apresentou sete espetáculos no Fenata. Na edição do ano passado apresentaram “Casa Grande e Senzala- Manifesto Musical Brasileiro” abrindo o Festival. Os Ciclomáticos é a companhia que mais ganhou prêmios com um espetáculo com a comédia “Sobre Mentiras & Segredos” recebendo os prêmios de “Melhor Espetáculo do Ano” e mais sete na categoria adulto, no 35º Fenata, em 2007.
Diretor Artístico e Dramaturgo da Companhia de Teatro Os Ciclomáticos, Ribamar Ribeiro afirma que a história da companhia se mistura com a do Fenata. Ribeiro também cita que o que importa, para artistas como ele, é a arte como um todo e que as crises devem ser vencidas pois a criação é inerente ao artista.
Sobre a ajuda de custo dada pelo Festival, Ribeiro comenta que apresentar um espetáculo em outro estado sempre custa caro, já que além do transporte do elenco é necessário transportar o cenário. “Percebo um desejo do Fenata em se ampliar como um grande festival e acredito que em alguns anos este valor será maior, para contemplar não só o custo mas também os artistas que se apresentam”, acrescenta Ribeiro.
Ribeiro também comenta que apesar das dificuldades é necessário se fazer teatro no Brasil. Quando perguntado se é possível viver de teatro, Ribeiro afirma que sim, porém é necessário pensar sempre no conceito de empreendedorismo. “Se ficar aguardando o incentivo e o patrocínio ficará sem trabalhar e sem trabalho”, defende Ribeiro sobre viver de teatro no Brasil.
Dos seis espetáculos da mostra competitiva do 43º Fenata um não poderá comparecer. O Grupo de Teatro Armatrux, de Belo Horizonte – MG, não participará do Festival pois, segundo o grupo, “o Festival não conseguirá arcar com os custos”. O Grupo também iria apresentar um espetáculo na categoria mostra de bonecos.