Por André da Luz
A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados de Ponta Grossa (OAB-PG) lançou na quarta-feira, às 19h, a exposição fotográfica ‘Holofotes’. O evento aconteceu do Espaço Cultural da sede e promoveu, além do lançamento, interpretações e performances de drags queens. Cerca de 30 pessoas participaram da cerimônia.
A iniciativa da exposição partiu da comissão em prol do Dia Internacional de Combate à Homofobia. A Data que comemora a exclusão da homesexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados com a Saúde (CID) pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 17 de maio 1990.
A exposição reúne 29 fotos, que retratam drag queens, um casal de lésbicas, três homens transexuais e duas travestis. O grupo ainda respondeu a questão ‘Quem sou eu?’ para demonstrar suas experiências dentro de cada universo. Representante da comissão desde 2015, Thaís Boamorte, conta que as fotos foram realizadas no próprio espaço da OAB.
Segundo Thaís, Ponta Grossa ainda tem muito a evoluir no sentido de tolerância ao grupo minoritário. A proposta da exposição busca levantar a questão, de uma maneira mais informal diferente de outras atividades promovidas em outros anos, como palestras. As fotos são de dois fotógrafos, que trabalham em uma empresa especializada em fotografia.
Débora Lee, uma das fundadoras da comissão pelo grupo Renascer, acredita que esses tipos de parceria fortalecem lutas ainda desconhecidas na sociedade, de uma população jogada à margem. Henry Miguel Mathias, homem transexual que foi retratado na exposição, também acredita na importância dessa visibilidade.
“A gente precisa se libertar”, afirma Henry. Ele já sofreu racismo pela própria professora da terceira série e passou por situações transfóbicas pelas redes sociais. Ele acredita que Ponta Grossa tenta se apresentar como uma cidade moderna, mas que possui tradições enraizadas que mantém preconceitos.
As fotos ficam expostas no Espaço Cultural da OAB por tempo indeterminado. Por ser uma exposição itinerante, também deve ser exposta no Núcleo Regional da Educação, Shoppings e outras cidades do Paraná.