Por Amanda Stafin e Joyce Clara
Entre os dias 19 a 21 aconteceu o 2° Festival de Balonismo em Ponta Grossa. A programação contou com cinco voos competitivos que decolaram do Centro de Eventos, além de uma Carreata de Fogo. No total, dez balonistas participaram da competição. Os vencedores foram: Leandro Chemin em primeiro lugar, seguido de Lucas Chemin e Erick Bittencourt. O público pode contemplar o processo de montagem, enchimento e decolagem dos balões, incluindo o de 55 metros de altura, considerado o maior do mundo. No local, também teve feira de artesanato, praça de alimentação e espaço para as crianças.
A fotógrafa Marcia Batista, que esteve presente no primeiro dia de evento, ficou sabendo do festival pela amiga responsável pela Casa do Artesão – que estava expondo produtos- e acredita que Ponta Grossa precisa de espaços de vivência coletiva como o ofertado pelo festival. Já Ramires Prevedello ficou curioso com um dos balões que viu no céu na quinta-feira (18) e foi procurar a respeito. No dia seguinte levou os filhos para contemplação, mas afirma que os adultos também aproveitaram a experiência.
Raquel Camargo Pereira acompanhou o último dia do evento e relata uma experiência divertida ao ver os balões de perto. Ela destaca ainda a importância de eventos como esse para a cidade. “O festival é interessante para atrair turistas para a região, além de ser um evento muito divertido”.
Segundo a Prefeitura Municipal, cerca de 30 mil pessoas foram aguardadas para o evento, superando a quantidade de público do ano anterior. A 2ª edição do Festival Paranaense de Balonismo foi realizada com apoio da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB).