Em homenagem ao dia 8 de março, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, lança exposições de artistas mulheres da cidade. Em decorrência da pandemia, as exposições são em salas digitais que exibem artes visuais e plásticas. Segundo a Fundação Municipal de Cultura, as salas João Pilarski e Lúcio Ribeiro receberão exposições durante o ano inteiro e neste momento apresentam produções artísticas femininas.
Na sala João Pilarski, ocorre a exposição “Elas por Elas”, composta por obras de 15 artistas plásticas que buscam expressar a arte feminina através de diversas técnicas. Já na sala Lúcio Ribeiro, a mostra “Retrato Mulher” da artista convidada, Lenita Stark, exibe a singularidade das mulheres. Lenita Stark é reconhecida no mundo artístico. Desde 2001 ela se dedica à arte e durante esses anos acumulou diversas premiações por seus trabalhos. Em 2019, laçou um livro autobiográfico e contou um pouco de sua história para o Cultura Plural.
Agora ela relata a importância de participar das exposições online. “Nesta data [Dia Internacional da Mulher], a mostra feminina enaltece essas personagens que atuam majestosamente em nossa comunidade”, observa Lenita Stark. A artista também fez questão de descrever a pluralidade da mulher. Segundo Stark, sua exposição é destinada a retratar as mulheres que transformam a realidade com atos fraternos e inteligência. “À medida que investigo mulheres e suas identidades, encontro figuras com o poder de construir pontes solidárias, abraçar causas sociais e ambientais e promover mudanças na coletividade”, destaca.
Stark explica a admiração que tem pelas mulheres retratadas na exposição “Retrato Mulher”. “Escolhi as mulheres que, para mim, representam (ou representaram) mudanças, atitudes revolucionárias e que batalham pelo bem de todas”, conclui. As mostras seguem disponíveis para visitação online até o dia 10 de abril. Acesse aqui as exposições “Elas por Elas” e “Retrato Mulher”.