Por Cultura Plural
Por: Yasmin Aguilera, Pietra Gasparini, Marina Ranzani e Natalia Almeida
O Grupo de Teatro de Ponta Grossa (GTPG) realizou um ensaio aberto no Cine Teatro Ópera, na última segunda-feira (7), como parte da programação da Semana da Cultura Bruno e Maria Enei. O ensaio contou com bate papo entre os atores e o público ao final.
Com objetivo de formar novos atores e técnicos de teatro na cidade, o Grupo de Teatro de Ponta Grossa teve início em 2019 com um teste seletivo para o primeiro elenco. Todos os integrantes recebem uma bolsa de estudos mensal para aprimorar suas habilidades. Profissionais convidados estão no comando da direção artística e há a participação de estagiários selecionados anualmente.
Para Gustavo Mayer, ator integrante do GTPG, a arte é uma forma de resgate. “A arte me faz bem e me coloca em lugares melhores, eu sinto prazer em ver as pessoas compartilhando disso, esse estímulo salva”, relata.
Ana Cláudia Ferreira, também atriz integrante, fala sobre a importância de democratizar a arte: “valorizar aquilo que é feito para periferia, para as mulheres, pessoas negras e todas as minorias. Todos devem ser chamados, e você só faz isso se doando.”
Segundo Eziquiel Ramos, diretor do GTPG, as próximas apresentações do grupo serão duas comédias escritas por Alberto Portugal. As montagens serão apresentadas em junho.