No último domingo (19) ocorreu no Cine-Teatro Ópera a apresentação da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa. O espetáculo retratou a obra do compositor alemão Felix Mendelssohn, trazendo no repertório composições como Scherzo, Allegro Vivace e até mesmo a Marcha Nupcial.
A orquestra buscou homenagear grandes obras do compositor. O maestro, Rafael Rauski, relata sobre as inspirações do grande músico retratadas pela orquestra. “Mendelssohn trouxe em suas obras bagagens de grandes mestres da música erudita como Beethoven e Mozart”, explica.
Na noite de domingo foram apresentados excertos da música Sonho de Uma Noite de Verão, inspirada na obra de Shakespeare. A apresentação também contou com a Sinfonia Número 5 do compositor, escrita em meio às comemorações da reforma protestante.
Com o decorrer da noite de apresentações, o trompista Thiago Miguel Camlofski surpreendeu o público com uma intenção de casamento ao som da Marcha Nupcial. A espectadora, Maria Lúcia Carneiro, relata sobre a apresentação. “Foi muito lindo, em especial os excertos voltados à reforma protestante, que foram as partes mais marcantes para mim”.
Finalizando a noite com calorosas saudações do público, a orquestra recebeu o pedido de “bis”, que foi respondido com um estilo diferente, animado e dançante de música, preparado por eles mesmos.
Os ingressos para a apresentação da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa foram solidários e distribuídos na hora. Era necessário levar dois materiais de limpeza ou um fardo de papel higiênico, o que contribuiu para que muitas pessoas comparecessem ao evento.