Por Juliane Goltz
Em comemoração ao aniversário de 71 anos, a Banda Escola Lyra dos Campos se apresentou no Cine-Teatro-Ópera com o concerto Celebra-te no sábado (18). O ingresso para entrada era um fardo de papel higiênico – de acordo com o diretor do Departamento de Ensino e Formação Cultural, Johnny Adam Bueno, não se sabe ao certo o local para o qual serão destinadas as doações devido à forte chuva ocorrida no dia da apresentação.
Para o atual maestro da banda, Lucas Barros, fazer parte da história da Banda Escola Lyra dos Campos é um privilégio imenso. “É algo que eu não esperava alcançar por eu ser muito jovem, então é uma grande surpresa e alegria fazer parte dessa instituição”, afirma. O maestro tem uma experiência de dez anos com a Banda Escola, o que é refletido na forma de trabalho com os músicos. “Acaba se tornando mais fácil, mas tem dificuldades como a agenda corrida da banda, porém os alunos são super legais, eles me respeitam e eu os respeito”, comenta Barros.
Para Thiago Werner, pai de um dos integrantes da banda, ver o filho na banda o traz muito orgulho. “É bem importante eles terem esse acesso a cultura que talvez não tivessem por outros meios e assim se desenvolverem como pessoas e cidadãos”, diz. Werner complementa dizendo que foi um espetáculo lindo.
O maestro Lucas Barros homenageou publicamente alguns alunos que entraram na banda neste ano e se destacaram por seu esforço e dedicação. No repertório, músicas de diversos compositores ao redor do mundo, e também uma canção do concerto Princesas, apresentado anteriormente pela banda.