Por Maria Cecília Tramontin e Larissa Oliveira
Princesas? Dos Campos é a mais nova exposição artística que ocupa o espaço da Galeria de Artes da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX) da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A exposição fotográfica, que teve seu lançamento no dia 23 de agosto, integra mais uma das homenagens e comemorações do bicentenário de Ponta Grossa.
A exposição, que exibe fotografias de mulheres influentes em Ponta Grossa, busca romper com o estereótipo existente na palavra “princesa”, termo que integra o apelido da cidade, “Princesa dos Campos”. Com um total de 13 imagens que compõem a exibição de forma crítica, reflexiva e bem articulada, a reflexão que fica ao visitar o espaço é de que as mulheres podem representar tudo aquilo que quiserem e definir a narrativa que desejam tomar em suas vidas, abatendo as discriminações enraizadas na sociedade.
Dirigida, fotografada e editada pelo fotógrafo Rodrigo Covolan, com produção de moda e estilo realizada pela fotógrafa Milena Cristo, a exposição faz parte da sexta edição da série Allumè. Com 23 anos de atuação, essa é a décima quinta exposição de Rodrigo Covolan como fotógrafo profissional. A mostra “Allumè” deste ano foi intitulada “Princesa dos Campos” em alusão ao aniversário de 200 anos de Ponta Grossa. As pessoas que geralmente são convidadas a posar para as obras costumam ter representatividade e relevância social, mas também foram convidadas modelos para transmitir a mensagem da exposição a partir das fotos.
Cada uma das fotografias leva uma tradução ou transcrição poética feita pela Academia de Letras dos Campos Gerais. Elas foram passadas para a academia e distribuídas entre seus membros e escritores para que cada um adotasse poeticamente as imagens. Assim, cada uma das fotos é exposta juntamente com a poesia que a envolve.
Cada foto traz mensagens de esperança, sarcasmo, entre outras. A exposição permanece aberta para visitação gratuita até o dia 6 de setembro na Galeria de Artes da PROEX.