Por Cultura Plural
O Circo Teatro Sem Lona, de Maringá-PR, apresenta novamente na tarde de hoje, 04, a peça ‘O Guarani: O amor de Peri e Ceci’, no SESC Ponta Grossa. O espetáculo acontece no Espaço Chic-Chic, com entrada gratuita. A apresentação faz parte da programação circense do SESC, que conta com oficina permanente de circo e espetáculos locais e nacionais durante o ano. Na noite de ontem, 03, o público compareceu em peso à apresentação.
A peça estreou em 1999 e é inspirada na obra de José de Alencar (O Guarani). A comédia utiliza linguagem e técnicas circenses, com intervenções musicais nacionais. A história conta o mito do amor platônico de Peri por Ceci, onde o autor sugere a criação de uma raça pura para o povo brasileiro. No cenário, a vegetação brasileira é valorizada, com cores e contrastes. No picadeiro, quatro clowns dão vida aos personagens, dirigidos por Pedro Ochôa.
O espetáculo já participou de vários festivais nacionais, entre eles o de Florianópolis (Isnard de Azevedo), onde conquistou o prêmio de melhor espetáculo, o 7º Festival Nacional de Teatro de Limeira e o FILO (Festival Internacional de Londrina). Participou ainda do projeto “Comboio Cultural”, do governo do Estado do Paraná, com encerramento em duas apresentações no Rio de Janeiro (Aterro do Flamengo) e São Paulo (Parque do Ibirapuera) em 2003. Em 2005 participou da Caravana Funarte de Circulação Regional com 20 espetáculos nos estados de São Paulo e Paraná.
por Eduardo Godoy