Por Cultura Plural
Por Lorena Panassolo
O 32º Festival Universitário da Canção (FUC) começou nesta quinta-feira (13) com a etapa regional. Com apresentações de vários gêneros musicais, que iam do rock n’roll ao gaúcho e apresentando várias culturas, o primeiro dia de FUC teve a casa lotada e atendeu a expectativa da organização. A professora Sandra Borsoi, organizadora do evento, conta que espera uma boa participação do público nos dias de festival. “Tivemos um público bastante grande e significativo no primeiro dia. Esperamos um público que goste de música e prestigie o que tem de melhor de música na atualidade”.
O evento, que acontece no Cine Teatro Ópera, contou com a participação de 12 bandas e artistas na etapa regional, dos quais três foram premiados e selecionados para a etapa nacional. A banda A Vera foi o destaque da noite, conquistando o primeiro lugar e também a premiação de melhor letra com “A maçã” e júri popular. Camilo Fink ficou com o segundo lugar com a música “Mugir e Relinchar” e Célia Cunha, com a música “Yawara”, conquistou o 3º lugar. Pai e filha, Álvaro Bueno e Vivian Bueno ganharam o prêmio de melhor interprete com “Presença”.
Pela terceira vez se apresentando no FUC, Camilo Fink, um dos premiados da noite, conta como foi a experiência na volta aos palcos, já que sua última apresentação no festival foi no final dos anos 1990. “Voltar ao palco para mim foi uma grande emoção. Participar ao lado de tanta gente boa e conseguir uma premiação foi meio surreal, porém muito motivador”.
Ao final das apresentações, enquanto os jurados apuravam as notas, o público pode prestigiar a banda A Coisa, que venceu a etapa regional e ficou em 3º lugar na etapa nacional em 2013.