Por Cultura Plural
Por Ana Moraes e Leonardo Duarte
No último domingo (14), o Varal das Mina realizou a segunda edição do ano de 2019. Com apoio da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa, o evento aconteceu na Praça Faris Michaele, ao lado do Centro de Cultura. Contou com 28 bancas com roupas, caçados, acessórios, plantas suculentas e artesanato no período das 10h às 17h.
Segundo Marina Mendonça Silva, uma das organizadoras do Varal das Mina, o objetivo do evento não é só comercial. Busca valorizar a arte, a música, sustentabilidade, crescimento e autonomia, de maneira coletiva. “A gente acredita que juntando forças realmente somos muito mais capazes e chamamos mais atenção do público de forma geral”, explica.
Jeniffer de Oliveira, dona da banca Carcosa Brechó, participa vendendo roupas desde a primeira edição do Varal das Mina. Ela é dona de um brechó online também e vende tanto roupas unissex quanto outros produtos. Jeniffer acredita que o projeto fortalece o movimento feminista, pois envolve a participação das mulheres.
Segundo as organizadoras, o Varal das Mina pretende voltar à Estação Arte assim que terminada a reforma do local. Para fazer parte do projeto, e vender desapegos ou artesanatos em geral, é necessário entrar em contato com a organização pela página do facebook do Varal das Mina (https://www.facebook.com/VaraldasMina/).