Por Cultura Plural
Por Alexsander Marques Sobrinho
Na noite de quinta – feira (10), Ponta Grossa recebeu no Cine Teatro Ópera o espetáculo “Vidas Secas”, uma adaptação do consagrado romance de Graciliano Ramos de 1938. A obra foi realizada pela companhia Caravan Maschera que está participando do circuito cultural promovido pelo SESI Paraná.
A companhia foi fundada em 2010 com o propósito de experimentar e pesquisar linguagens cênicas em diferentes formas. O espetáculo “Vidas Secas” foi criado em 2015, com direção de Giorgia Goldoni e Leonardo Garcia Gonçalves, e apresenta um cenário composto por apenas dois atores que manipulam marionetes com formas e expressões realistas de dor e sofrimento envolvendo uma família do sertão do Nordeste brasileiro maltratada pela seca e fome nos anos 1930.
O silêncio é marcante na obra, levando o público a se envolver no clima de amargura e ansiedade que a família de marionetes transmite para os presentes. A intenção do espetáculo é despertar os sentidos que a obra de Graciliano Ramos sugere.
Fome, miséria, política e abuso infantil são retratados na peça com cuidado e delicadeza pelas marionetes, levando a plateia a mergulhar de fato nas cenas, como enfatizam os atores da Companhia Caravan Maschera. “Os bonecos já falam por si só, eles são muito potentes e junto com a iluminação adquirem uma propriedade de contemplação forte”, observa Giorgia Goldoni.
O figurino e as marionetes retratam partes das obras de Cândido Portinari em sua composição, em uma relação com a história e suas características peculiares. “A peça e os atores são incríveis e os momentos de narração no meio da peça, misturados com as roupas dos atores, me surpreendeu bastante”, relata a vendedora Maria Júlia Galdino.
O espetáculo está percorrendo o estado do Paraná neste mês de maio. Depois de Ponta Grossa, o evento promovido pelo SESI passou por Jaguariaíva na última sexta-feira (11) e está programado para acontecer em Santo Antônio da Platina no próximo dia 15.
Mais informações sobre as apresentações podem ser acessadas pela página oficial do espetáculo “Vidas Secas” no Facebook: https://www.facebook.com/vidassecasespetaculo/.