Por Gabriel Clarindo Neto
Nesta segunda-feira (16) aconteceu a abertura da Exposição Coletiva de Artistas de Ponta Grossa. A atividade faz parte da 30ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei, e expõe obras de vinte artistas plásticos. Segundo Mariângela Digiovanni, organizadora do evento e chefe da divisão de Artes Visuais da Fundação Municipal de Cultura, a exposição deveria acontecer na galeria João Pilarski, localizada no piso superior do Centro de Cultura. No entanto, engenheiros da Prefeitura Municipal asseguraram que o local não era viável devido a problemas estruturais, o evento então foi transferido para o Mezanino da Estação Arte.
A exposição tem como característica a diversidade de técnicas. Uma das obras exposta é feita com spray, tinta acrílica, caneta posca, roda de moto, lona de caminhão e barbante. “Cada cabeça um mundo” é a obra criada pelo artista plástico e grafiteiro Tatá Tótis. “Um mundo imaginário que você pode pensar da sua forma particular”, explica. De acordo com ele, a exposição das obras altera sua concepção enquanto artista, porque há maior reconhecimento pelo público e também por outros artistas da cidade.
Pelo evento acontecer no mês de maio, em que se comemora o Dia das Mães, a artista Lenita Stark expôs uma obra que utiliza óleo sobre tela nomeada “Maternidade”.
Segundo Lenita, a exposição divulga o trabalho de artistas da cidade e movimenta o meio artístico, visto que a visitação às exposições e a venda de obras de arte em Ponta Grossa são baixas. “Aqui na cidade as exposições são pouco prestigiadas”, enfatiza a artista.
“A exposição promove a acessibilidade entre obra e público”, explica o artista Daniel Masetto, que também é membro do Conselheiro Municipal de Política Cultural pelo setor de Artes Visuais. Ele integra a exposição com a obra “Corpo e Imagem”, um estudo de anatomia humana composto por dois desenhos feitos com carvão.
Os vinte artistas contemplados na Exposição Coletiva de Artistas de Ponta Grossa são: Angélica Ribeiro, Celso Parubocz, Cristina Sá, Daniel Masetto, Delmi Kapp, Fátima Lourenço, Leandro Cardozo, Leda Maria Veneri, Lenita Starkw, Marcelo Schimaneski, Marga Cominato, Mariângela Digiovanni, Peterson Strack, Pilarska, Roberto Rodrigues, Rosane Volpi, Rute Yumi Onnoda, Solange Leminski, Tatá Totis e Zunir Andrade.
Até o dia 31 de maio as obras ficam expostas para visitação pública no Mezanino da Estação Arte. O espaço é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30.