Por Cultura Plural
Por Emanuelle Pasqualotto e Marina Ranzani
Com uma junção de teatro e dança, o espetáculo “As Lendas do Menino Guardião” envolveu o público na quarta-feira (23). A atuação foi realizada utilizando bonecos como personagens de diversas lendas contadas por uma avó ao seu neto enquanto faziam um bolo. A apresentação ocorreu no Cine-Teatro Ópera com duas sessões e a entrada foi um pacote de doces.
A peça foi realizada pelo Grupo de Teatro de Ponta Grossa em parceria com a Companhia de Dança de Ponta Grossa. O teatro de animação é uma forma que combina teatro com dança e faz com que a apresentação tenha espectadores de todas as idades. Carlos Alexandre de Andrade foi responsável pela direção técnica e artística e as coreografias foram desenvolvidas por Joice Aline Jorge e Bianca Reis.
A espectadora Daiane Cristina Lerec ficou sabendo da peça por um portal online e relata que achou muito interessante o espetáculo ter sido interpretado por bonecos. “Peças assim deveriam acontecer mais vezes, tem muita pouca coisa neste estilo na cidade”, observa Daiane.
O ator Matheus Ribeiro, que interpretou a vovó, enfatiza que o público infantil é um dos mais difíceis de atingir pela necessidade de cativar a criança para o mundo da fantasia, mas o resultado é uma experiência prazerosa. O ator explica como foi a preparação para a peça: “Preparamos o espetáculo em um mês e meio, com um trabalho de sonorização e corporal bem desenvolvido para o boneco virar uma extensão do nosso próprio corpo”. Foi a primeira apresentação do Grupo de Teatro de Ponta Grossa utilizando bonecos no palco.