Por Cultura Plural
Por Ingrid Muller e Yasmin Aguilera
Ponta Grossa recebeu, pela primeira vez, o circo The Big Circus na noite de sábado (12). Instalado ao lado do Max Atacadista, na avenida Monteiro Lobato, o espetáculo encanta o público com atrações inéditas, incluindo uma especial: o impressionante Mundo dos Dinossauros, que traz um T-Rex de mais de 9 metros. Com quatro anos de estrada, o circo é a mais recente expressão de uma tradição familiar que se estende por cinco gerações, consolidando-se como um dos mais admirados da região.
Juliana Bianchi, diretora de marketing do The Big Circus, destaca a importância da união entre tradição e inovação que a companhia representa. “Somos uma família com mais de 80 anos de história no circo e estamos empolgados em compartilhar essa herança com o público de Ponta Grossa”, afirma. O circo é idealizado por Márcio Francisco Zanquettin e Giane Salgueiro, que, inspirados no casamento, decidiram juntar seus talentos e criar um espetáculo que visa encantar e divertir.
Juliana destaca as experiências e oportunidades de passar de cidade em cidade conforme as temporadas. “O circo ainda é a forma de arte que chega em lugares que outras não chegam”. É por isso que, segundo ela, ainda se mantém vivo, principalmente no interior, onde as pessoas esperam o circo chegar na cidade: “É um grande acontecimento e nos alegra muito poder transmitir um pouco de carinho e alegria para o público”, relata.
Os artistas do The Big Circus são reconhecidos pelo comprometimento e dedicação. Cada um deles ensaia rigorosamente uma hora por dia, preparando-se não apenas fisicamente, mas também mentalmente para as apresentações. Antes de cada show, os artistas realizam uma preparação individual que inclui alongamentos, meditações e até rituais de reza, garantindo que estejam prontos para oferecer o melhor de si no palco.
Amanda Martins da Costa Ferro, com sete anos de circo e performances como 50 bambolês e acrobacias no trapézio, explica sobre a criação dos espetáculos e sobre a preparação antes de subir no palco. “O espetáculo foi montado em 2018 e vamos adaptando conforme os anos. Já sobre preparo, cada artista tem seu tempo para realizar as técnicas de aquecimento e alongamento”, explica.
O circo, que comporta até mil espectadores em mais de cinco mil metros quadrados, está conquistando o público nas cidades visitadas. As apresentações em Ponta Grossa serão realizadas até dia 10 de novembro, de terça-feira a sexta-feira às 20h30 e de sábado a domingo às 16h, 18h e 20h30.