Por Cultura Plural
Por Emanuelle Pasqualotto
No último sábado (14), cerca de 40 apresentações de ballet ocuparam os palcos do Cine Teatro Ópera. O segundo dia do Setembro em Dança teve apresentações solo e em grupos, com a classificação dos três primeiros colocados em cada categoria, após avaliação dos jurados.
Com alto nível de critério e profissionalismo, os jurados nacionais e internacionais Ana Botafogo, Regina Kotata e Martthin Maciel avaliaram as apresentações. Os vencedores participarão da Noite de Gala programada para o último dia do evento – 28 de setembro, um sábado.
A nota final de cada apresentação é uma média das notas dos três jurados. Devido à diversidade de estilos, criatividade não foi um dos critérios avaliado nas coreografias. “Não tem como tirarmos ou adicionarmos nota de criatividade, pois há coreografias de repertório e coreografias livres”, explica a jurada Regina Kotata.
“Apresentar-me foi uma experiência muito boa. Apesar do cansaço, eu me senti muito realizada”, compartilha a bailarina Vitória dos Santos Zyskowski. Ela participou de três coreografias, sendo uma delas solo.
No trabalho em grupo, Zyskowski e seus colegas utilizam coreografias de um espetáculo anterior para o evento. “Após muitos meses de ensaios e correções, tentamos deixar tudo em sintonia”, observa. Com 15 dias de mostras competitivas, “Setembro em Dança” é o principal evento da cidade dedicado à dança.