Por Cultura Plural
Por Ingrid Muller e Yasmin Aguilera
Na última quinta-feira, 1º de agosto, o Acervo Municipal de Obras de Arte de Ponta Grossa foi cenário do vernissage da Exposição ‘Indisciplinar’. A exposição, que desafia os limites das formas artísticas tradicionais, abriu suas portas para o público com uma abertura que celebrou a criatividade e a inovação.
Com curadoria de Thaylinni Luz, a exposição propõe uma reflexão sobre os limites entre arte e arquitetura, atraindo e desafiando o público a repensar esses campos de conhecimento. Com obras conceituais que dialogam com assuntos abrangentes, a mostra reúne trabalhos dos artistas: Ana Hortides, Érica Storer, Fernando Moletta e Marília Scarabello.
O projeto inicia com a exposição em Ponta Grossa, depois passa por outras cidades do Paraná, como Guarapuava, Antonina e, por fim, Curitiba. “A ideia inicial foi criar uma exposição que pudesse ser itinerante. A mostra é como se fosse uma obra, pois ela tem uma estrutura que é fixa e que leva todos os artistas juntos à ela”, afirma a artista Érica Storer.
A exposição contou com dois anos de idealização até ser colocada em prática e mostrar ao público seus objetivos. “O objetivo é trazer arquitetos e artistas que trabalham em um limite entre os dois mundos e cada um trazer seu vocabulário próprio para o evento”, comenta Thaylinni Cruz.
Érica Storer explica o desenvolvimento de sua obra Estudos para uma flexibilização do trabalho: “A obra faz parte de uma pesquisa que desenvolvo faz alguns anos, que aborda o tema ‘trabalho’. Esse tema sempre esteve permeando minhas esculturas e performances. Por isso a ideia de trabalho, quanto mais você flexibiliza ele se torna múltiplo, mas ao mesmo tempo se torna frágil. O objetivo da minha obra é esse, agregar um conceito que tenha proximidade com contextos sociais e políticos, olhar para o mundo e trazer isso junto com a arte”.
A exposição estará em Ponta Grossa até dia 28 de agosto e seguirá nas cidades de Guarapuava, 03 à 30 de Outubro, Curitiba, 14 de novembro a 4 de dezembro e Antonina, 12 de dezembro a 5 de Janeiro. Para mais informações, acesse o instagram: https://www.instagram.com/indisciplinar.expo/p/C8p97IbMMir/