Por Emanuelle Pasqualotto
Meu Malvado Favorito é uma animação dos diretores Chris Renaud e Patrick Delage. O primeiro filme da sequência foi lançado em 2010 e, neste mês, a comédia infantil chegou às telas do cinema com o quarto filme. A história de Gru segue marcando gerações há mais de uma década e continua conhecida entre o público.
Na nova trama, Gru e a família enfrentam um novo vilão, Maxime Le Mal, que foge da prisão para executar uma vingança relacionada a assuntos do seu passado com Gru. O foco do novo vilão é raptar o mais novo filho de Gru, Gru Júnior. A situação fez a família se mudar para uma cidade escondida.
O desenvolvimento do enredo mostra um lado de Gru mais heroico e amoroso, protegendo, além do novo bebê, a esposa Lucy e as filhas Margo, Edith e Agnes dos planos de Maxime. Já no primeiro filme, o ex-vilão tinha planos para roubar a Lua e ser considerado como o roubo do século. Essa mudança é notada pelo espectador conforme a evolução dos filmes.
A história tem momentos de ápice e confusões, que são resolvidos sem muita enrolação ou dificuldades. A linearidade dos acontecimentos pode ser facilmente analisada como começo, meio e fim. Outra característica do filme são os Mega Minions, que foram divulgados previamente e chamaram a atenção do público. Entretanto, é algo que acontece do meio para o final do filme e dá destaque para os personagens dos minions.
A obra é destinada para todo tipo de público, desde crianças, pois conseguem entender com facilidade a história, até adultos, que acompanharam e se envolveram com os personagens desde o lançamento do primeiro filme.