Por Cultura Plural
Por Natalia Almeida
A Escola de Artes Bianca Almeida encenou no domingo (09) a peça “Tudo Sobre Você”, no Cine-Teatro Ópera. A apresentação é a conclusão de módulo da turma de teatro iniciante, com direção de Bianca Almeida e roteiro da aluna da escola, Júlia Almeida.
Com a proposta de questionar quem somos e revelar sensações, emoções e pensamentos sobre a existência, “Tudo Sobre Você” traz ao público o que existe dentro de cada pessoa, as vulnerabilidades e o desejo de poder ser aquilo, que de fato, se é. A peça mostra o impacto que as opiniões e atitudes de terceiros podem causar na vida de quem as recebe e retrata o olhar daqueles que julgam e apontam o dedo diante dos outros. Vestidos de bons cidadãos, ao se despir daquilo que dizem ser, são pessoas sem coragem de mostrar a verdadeira face. A crítica à religiosidade é um dos pontos centrais da peça, evidenciando a hipocrisia de alguns, cegos pelas imposições da igreja, que afirmam pregar os ensinamentos de Deus, enquanto desprezam qualquer um que discorde ou viva diferente deles.
A atriz Skye Pontes diz que a peça significa o início de um novo ciclo para ela. “Tudo Sobre Você” fez com que ela se reconhecesse como artista e descobrisse o que ela quer, consegue e pode fazer. “Quando as luzes se apagaram e demos nossas mãos para agradecer, eu me senti realmente grata pela oportunidade de ter um novo ciclo se iniciando e de ter concluído a peça de forma majestosa e livre de arrependimentos”.
Skye também relata que a arte representa em sua vida a liberdade, pois é o modo como ela consegue se expressar verdadeiramente. Ela afirma que sua intenção não é apenas que o público pense ou crie opiniões, mas sim que eles sintam e se incomodem. A atriz considera que essa é a sua motivação, ao lembrar da frase do artista de rua britânico Banksy, que diz: “A arte deve confortar os perturbados e perturbar os confortáveis”.
Beatriz Breus, também atriz, conta que sua maior dificuldade ao fazer a peça foi entender e expressar as emoções dos personagens. “Não tem nenhum personagem raso ou simples na peça que não tenha sentimentos profundos. Então qualquer mudança na entonação de voz ou movimentação poderia mudar o significado da participação em cena”. Ela finaliza dizendo que espera que o público tenha extraído a real essência e lição de “Tudo Sobre Você”.
As próximas apresentações da escola serão nos dias 28 de junho, com a mostra de uma cena no evento “Mostra de cenas curtas”, e no dia 06 de julho, com o espetáculo de teatro e dança “O Rei do Show”. Os eventos acontecem no Cine-Teatro Ópera, às 20 horas.