Por Cultura Plural
Por Natalia Almeida, Pietra Gasparini, Marina Ranzani e Yasmin Aguilera
Entre os dias 18 e 26 de maio acontece a Festa das Nações, evento sediado pela Paróquia Santa Rita de Cássia no bairro Ronda. Com o objetivo de arrecadar fundos para a igreja, a festa conta com praça de alimentação com comidas típicas de diversos países diferentes e atrações culturais. Além de novena todos os dias, às 15 e às 19 horas.
De acordo com a Irmã Teresa Benedita de Jesus, integrante das Carmelitas Servas da Misericórdia de Sião, a paróquia promove as atividades para reunir o público, conviver e praticar a evangelização. A Irmã ainda fala sobre os voluntários que estão ajudando nas barracas de comidas típicas e na produção da festa. “A maioria das pessoas que estão servindo são de células e acampamentos. É certo que a gente vem aqui para celebrar Santa Rita, tem novenas e missas, mas o principal é que as pessoas interajam entre elas”.
Luiz Gustavo de Oliveira, voluntário que estava trabalhando na festa, falou sobre o sentimento de estar lá. “É um sentimento de muita alegria, estou muito feliz e eufórico de estar servindo pela primeira vez.” Edna Macefa, também voluntária, conta que a devoção à Santa Rita de Cássia, padroeira da paróquia, é o que a move a realizar esse trabalho. “Estar trabalhando e estar servindo é devolver um pouquinho de todo o bem que Deus nos dá, a gente sabe que tudo que fazemos é graça de Deus.”
Meliane Chila, frequentadora da festa, disse que gostou muito do evento. “Eu já participei de outras festas das Nações, mas essa em especial está muito organizada”. Ela ressaltou também que esse tipo de evento é importante para chamar as pessoas para a comunidade e para a igreja.
A Festa das Nações encerra no próximo domingo (26) com a Santa Missa e Novena de Santa Rita. O evento acontece todos os anos durante o mês de maio e conta com a presença de milhares de fiéis.