Por Juliane Goltz
O Museu dos Campos Gerais realizou, na quarta-feira (15) de maio, uma mesa redonda que discutiu o tema,“Gênero e moda nos museus: Ensino e pesquisa”. O evento integra a programação da 22ª Semana Nacional de Museus e teve como mediadora Lorena zomer e como palestrantes Talita Medeiros, Priscila Prazeres e Daniela Novelli. O evento discutiu o papel dos gêneros no meio da moda e como ela se faz presentes em acervos de museus.
A Professora e Doutora da UDESC, Daniela Novelli, apresentou reflexões a partir de trajes que estão no acervo da Modateca da UDESC e da “Exposição Arte na Moda: MASP Renner”. Em sua apresentação, mostrou trajes da região de Santa Catarina, trazendo a costureira da década de 1940, Olga Mafra e o alfaiate Galdino Lenzi, que nos anos 50 se interessou pela moda feminina e adotava um estilo mais europeu em seus trabalhos. A professora também abordou a curadoria da Exposição Arte na Moda, que nas últimas temporadas, foi idealizada por mulheres, e continham trajes que denunciavam temas como feminicídio, machismo e racismo.
Em seguida, a Professora Priscila Prazeres, Técnica em Educação Profissional e Tecnológica, trouxe os aspectos do Senac quanto a formação profissional de mulheres e trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Já Talita Medeiros, Professora e responsável pelo Projeto de extensão “Entre linhas fitas e folhas: O acervo de Dilma Ozório nos Campos Gerais”, abordou em sua apresentação a modista de 1950, Dilma Ozório, referência em alta costura da região de Ponta Grossa, e sua importância social, econômica e cultural.
Daniela Novelli, aponta que a Modateca já contou com uma verba de um edital da própria UDESC, mas que houve um impacto muito grande na época da pandemia. “Eu assumi a coordenação agora em 2024, e fazia quatro anos que a Modateca estava sem uma verba efetiva, contando com bolsistas voluntários, então o cenário que me deparei sem a devida manutenção e conservação”. A professora ainda complementa que nos últimos meses a equipe realizou uma revisão do acervo, e que observou a piora no estado de conservação de algumas peças do local.