Por Cultura Plural
Por Fernanda Matos e Luiz Cruz
O cenário do Hip Hop ganha cada vez mais espaço. No último sábado (20), o Kingston Pub, no centro da cidade, foi palco da apresentação de vários artistas locais. O evento que recebe o nome de Abril Pro Rap tem como objetivo difundir a cultura do Rap e dar mais visibilidade para os MCs.
O Abril Pro Rap já foi realizado em outros lugares, como o Parque Ambiental, escolas e bares. “A intenção desse evento é abrir espaço para que os artistas consigam produzir o próprio trabalho e manifestar a arte”, pontua o organizador e apresentador do evento, Ismael dos Santos, conhecido como Gueg PR e um dos pioneiros do rap em Ponta Grossa. Ele também comenta sobre outros eventos que acontecem semanalmente na cidade, como é o caso das batalhas de rima.
A iniciativa também reuniu artistas recém lançados e que buscam desenvolver mais o próprio trabalho. Além disso, MCs de outras cidades também compareceram, como é o caso do Gabriel Leal, Vulgo Texi, que mora em Tibagi. Para ele, existem maneiras de compor uma letra além da experiência individual. “A música vem para abraçar todo mundo e passar emoção. O que aparecer o beat, eu faço com o coração. Eu vivencio muita coisa e escuto histórias, frases e citações de outros companheiros”, explica.
O evento foi aberto ao público às 19h e as apresentações dos MCs tiveram início às 20h. O show de rap também contou com a presença do DJ Banga, que comandou as programações musicais.