Por Maria Cecília Mascarenhas, Yasmin Justiniano Aguilera, Marina Ranzani
Na última quarta-feira (03), os docentes e discentes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizaram em seu departamento, a inauguração de uma homenagem ao jornalista Helcio Kovaleski, falecido em 2023.
Kovaleski era jornalista, roteirista e dramaturgo e deixou muitas marcas nos cenários culturais de Ponta Grossa, Curitiba e São Paulo, cidades nas quais ele transitava pelo meios artísticos. Para a cultura ponta-grossense, Kovaleski deixou ensinamentos, a contribuição na construção de políticas públicas, obras do meio audiovisual e um livro denominado “Festival Crítico: Uma Década Escrevendo Sobre o Fenata”
No curso de Jornalismo da UEPG, Kovaleski era um aluno de destaque, com a bagagem dos cursos de Filosofia e Artes Cênicas que já havia concluído. Ele era estudante, mas também agregava muito ao conhecimento dos professores e acadêmicos do curso. “O papel do Hélcio aqui no curso é um papel formador, eu particularmente não teria virado professor se não tivesse convivido com ele durante a graduação”, disse o docente Rafael Schoenherr.
Beatriz Ferreira Kovaleski, filha de Helcio, comenta ter sido importante a homenagem realizada ao seu pai, com a inauguração de um espaço de memória trazendo parte de seu trabalho. “Meu pai foi uma figura importante no cenário da cidade, ele trabalhou no conselho, realizou muitos projetos importante”.
A exposição foi realizada em prol de expor ao público os trabalhos de Kovaleski com ajuda de um projeto colaborativo, contando com amigos, colegas e familiares. Uma das vertentes será o “Espaço Leitores”, baseado na biblioteca de livros que inspiraram o jornalista, e artigos e blogs no qual ele publicou. Uma das ideias propostas ao futuro é a criação de um site na forma de uma “árvore de links” com fotos, vídeos, pesquisas e trabalhos realizados antes mesmo da criação da internet. O destaque dessa atitude também é o incentivo aos estudantes e a rememoração aos que já tiveram contato com essa figura tão importante para Ponta Grossa e região.