Por Cultura Plural
Por Larissa Oliveira e Fernanda Matos
A música ganhou espaço no Grande Auditório da UEPG na última quarta-feira (29) com o coro musical Sons das Estrelas, formado por estudantes do CAIC. Cerca de 180 crianças se apresentaram. O espetáculo fez parte do 29° Encontro de Coros Infanto Juvenis, que é uma iniciativa educativa para crianças e jovens de Ponta Grossa e região. O objetivo do projeto é expandir a prática do canto coral, e promover a cultura e a arte da música, por meio dos cantores, regentes, estudantes e sociedade. Além de colaborar para a formação dos acadêmicos. A apresentação contou com a presença de acadêmicos do 1° ano do curso de licenciatura em Música que fazem parte do projeto de extensão EduCanto, ligado ao departamento de Artes.
“Através da música a criança pode se expressar. É uma forma de trabalhar a rotina delas. A fase infantil é a melhor para se desenvolver a musicalização e o conhecimento da cultura”, pontua Marisa de Camargo, mãe de um acadêmico do curso.
O professor de Música da UEPG, Ronaldo da Silva, que iniciou o projeto juntamente com outros dois professores, destaca o envolvimento da comunidade acadêmica em torno da formação musical. “Penso a música como um desenvolvimento artístico não atrelado a outras questões secundárias mas sim música como elemento principal de formação humana”, observa.
O projeto tem uma apresentação no primeiro semestre e outra no final do ano. O EduCanto possui algumas frentes de atuação e, entre elas, o trabalho com o CAIC é o principal. Outros destaques são o coral Entre Tons, que ocorreu no formato on-line durante a pandemia com cantores que não se conheciam pessoalmente, e o Coro infantojuvenil Tons e Cores.