Por Joyce Clara
Ponta Grossa realizou nesta sexta-feira (15) um desfile na Avenida Vicente Machado, em comemoração aos 200 anos da cidade. A chamada Princesa dos Campos Gerais foi elevada à Freguesia em 15 de setembro de 1823, antes disso era como uma extensão do município de Castro.
Foto: Joyce Clara
O desfile, que iniciou às 8 horas, contou com a presença de 116 instituições, como o segmento militar – Exército, Guarda Municipal, Polícia militar, civil e científica, Corpo de Bombeiros e DEPEN – as Secretarias e Fundações do município, colégios municipais, estaduais e particulares. As participações trouxeram vários aspectos de PG, como pontos turísticos e as diferentes culturas que os compõem; bandas marciais e fanfarras; igrejas e outras associações como Motoclube Mestiços da Estrada e Academia de Danças Gaúchas.
Foto: Joyce Clara
Larissa Silva, que nasceu e vive em Ponta Grossa há 26 anos, participou do desfile junto ao bloco da Secretaria de Cultura representando os alunos do Conservatório Maestro Paulino. “A cidade tem crescido muito, tem muitas coisas novas e muitas coisas culturais”, diz, ressaltando a importância da realização e divulgação de eventos de grupos como a Orquestra Sinfônica e o grupo de teatro para a cidade. “Eu me sinto orgulhosa de estar desfilando porque é um marco para cidade e é importante fazer parte desta história”, conclui.
O cenário musical da cidade também foi representado pelas bandas marciais. Foto: Joyce Clara
Nascido em Ponta Grossa há 43 anos, Israel Staizak define a cidade como acolhedora e conta que este ano é a primeira vez que participa do desfile. Ele passou pela avenida junto à Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
Lucélia de Arruda, também moradora de 40 anos, relata que sempre gostou muito de morar em Ponta Grossa e levou os filhos para desfilar, o que definiu como emocionante.
O desfile também contou com uma homenagem à cidade pelo Fantasma, o Operário Ferroviário Esporte Clube. Foto: Joyce Clara
O desfile terminou por volta das 14h30 e a estimativa, segundo a Prefeitura, é que, mesmo com o sol forte, cerca de 14 mil pessoas acompanharam a comemoração dos 200 anos de Ponta Grossa.
Foto: Joyce Clara