Por Matheus Gaston
Por Matheus Gaston
As inscrições para o Setembro em Dança de 2023 terminam no próximo domingo (27). O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de incentivar a prática da dança, a produção coreográfica e a integração de protagonistas deste segmento artístico. A partir desta edição, academias, escolas, grupos e companhias de dança de outros estados brasileiros também podem participar da iniciativa. Os interessados podem se inscrever em três mostras: competitiva, paralela e dança popular.
Sem premiação, é dividida em cinco categorias: aberta, sapatilhinhas, danças populares, dança de rua e dança superação. Não há limite de idade para a participação na categoria Aberta. Na Sapatilhinhas, podem participar bailarinos nascidos depois de 2011.
Dividida nos gêneros ballet, dança contemporânea, jazz e estilo livro; nos subgêneros solo, duo e grupo (acima de dois bailarinos); e nas categorias juvenil (nascidos entre 2006 e 2011) e adulto (nascidos antes de 2006). O responsável pela inscrição deve ter no mínimo 18 anos. A premiação em troféu e dinheiro soma R$ 37 mil. Cada gênero possui 24 vagas. Na avaliação, serão levados em conta critérios como performance e expressividade, técnica, musicalidade e criatividade.
Com 24 vagas para coreografias, a mostra busca valorizar diferentes danças que expressam a cultura popular tradicional e preservam elementos e costumes de um povo. Podem ser inscritas danças populares, tanto brasileiras quanto internacionais. A mostra é dividida nos subgêneros solo, duo e grupo, e nas categorias juvenil e adulto. Cada coreografia será premiada com um troféu. Os critérios de avaliação são os mesmos da Mostra Competitiva.
Não são permitidas coreografias e músicas de cunho preconceituoso. Também são proibidos conteúdos que envolvam polarização política e sexista. As coreografias inscritas devem ter no máximo cinco minutos de duração. O cronograma de apresentações de cada mostra será publicado no dia 12 de setembro. O evento acontece entre os dias 20 e 30 do mesmo mês. As informações completas estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Cultura.