Por Juliane Goltz
No último dia 15, o SESC Ponta Grossa realizou um evento para arrecadação de peças de vestuário para ajudar quem mais precisa a se proteger do frio. A abertura aconteceu às 14h, com um show da banda Furnas, e nos horários seguintes o público teve acesso às áreas de jogos, campeonatos de jogos digitais e cardgame, exibições de curta metragens, workshop de cartoons e pintura digital. Várias dessas atividades também estavam disponíveis no dia seguinte, quando ocorreu um concurso de cosplay, atividade que consiste em se caracterizar como um personagem. As inscrições para o evento puderam ser feitas na hora.
Leonir de Oliveira, 49 anos, em sua primeira vez presente a um evento desse gênero, achou interessante. “Por conta da nossa filha gostar dessa cultura e nós a acompanharmos, estamos sendo apresentados a um mundo diferente”. Oliveira fala ainda que acha legal a cidade trazer mais encontros da cultura geek.
O evento foi organizado por uma parceria entre o SESC e o Clube dos Games, grupo no qual estão inseridos colecionadores de videogames da região, com o objetivo de arrecadar roupas de inverno para serem distribuídas para famílias carentes de Ponta Grossa. Segundo o analista de sistemas e integrante do clube, Wagner Pinheiro, o projeto do Clube dos Games teve inicialmente uma motivação filantrópica. “No natal passado, arrecadamos brinquedos e agora, no inverno, visamos arrecadar várias peças de frio”.
Foto: Juliane Goltz
Ao fim do evento foram anunciados os ganhadores em Street Fighter, Card Game Yu-Gi-Oh e Cosplay. A vencedora do primeiro lugar de melhor cosplay, Maria Vitória Dutra, de 16 anos, diz que ficou interessada em se caracterizar por causa das redes sociais. “Dos três concursos de cosplay que já participei, esse é o primeiro que ganho. Eu estou muito feliz, emocionada e pretendo continuar”.
Os jurados avaliaram a semelhança do cosplay com o personagem escolhido e a dominância em desfilar (vencedora ao centro) | Foto: Juliane Goltz