Por Gabriele Proença
No domingo (09), o palco do Teatro Marista recebeu a turma de teatro iniciante da Escola de Artes Bianca Almeida, que apresentou a peça “A Falecida”, uma adaptação da peça escrita por Nelson Rodrigues nos anos 50. A apresentação é a conclusão do curso profissionalizante de atores de nível iniciante. Com direção de Mateus Ribeiro, a equipe foi composta por 15 pessoas, contando com cenário, figurino, maquiagem e atores.
O teatro conta a história de Zulmira e seu marido, Tuninho, um casal que está passando por dificuldades financeiras, e acabam tendo problemas na relação. Uma tragédia que traz diversas reflexões e que também arranca risadas do público da primeira à última cena, brincando com a ironia e o comportamento das personagens. Bianca Almeida, professora e diretora da escola de teatro, explica a importância da peça nos dias de hoje. “A história é uma montagem do grande Nelson Rodrigues e aborda várias reflexões, como machismo, preconceito com as diversas religiões e a sexualidade, questões que são válidas para os dias de hoje”. O público foi formado principalmente por jovens e as famílias dos alunos que concluíram o curso
O diretor da peça, Mateus Ribeiro, destaca que a montagem de Nelson Rodrigues traz abertura para o público e a proposta de um teatro mais natural. A atriz que interpreta a personagem principal na peça, Julia Almeida, enfatiza o quanto aprendeu no curso. “Além das técnicas de corpo, voz e improviso, eu aprendi muito de mim também. Tudo que eu fiz no palco como Zulmira saiu de todas as aulas que me dediquei e me entreguei”. A aluna também aponta sua experiência como atriz. “Se for pra resumir a experiência do teatro em uma palavra é entrega. Se entregue quando estiver aprendendo, fazendo ou assistindo. Abrace a ideia e se divirta”, reforça.