Por Cultura Plural
Por Fernanda Matos
O espetáculo teatral “O Carteiro” movimentou o público no Sesc Estação Saudade, na tarde do último sábado (01). A peça teve início às 16h, e através do humor, a encenação feita pelo Palhaço Ritalino mostra um pouco do dia a dia do profissional das correspondências.
Na montagem, o personagem vivido pelo ator Tiago Marques sai distribuindo cartas pela cidade, que é representada no palco. No caminho, ele conversa e cria relações de amizade com a vizinhança, que já ficava esperando ele chegar para contar as novidades.
De forma cômica e descontraída, Marques interage com a plateia para gerar proximidade e, assim, fazer com que todos participem da apresentação. “O teatro e a arte só acontecem se tiver público”, diz o Palhaço Ritalino ao final da apresentação.
Com o avanço da tecnologia e a diminuição dos contatos sociais entre as pessoas, além de fazer com que o público interprete de maneira pessoal, a homenagem ao carteiro é, para Marques, uma forma de reviver toda a expectativa que as cartas traziam, que foi tirada pela internet. “A profissão que as pessoas mais confiam é a do carteiro. Antigamente, ficavam esperando as correspondências. Não eram apenas cobranças”, afirma o ator.
O evento teve classificação livre e reuniu pessoas de todas as idades. Com o encerramento da apresentação, Marques agradeceu quem estava presente e contou que está viajando por várias cidades para realizar a peça. Ele reservou um tempo ao final do espetáculo para tirar fotos com o público.
Foto: Fernanda Matos