Por Cultura Plural
Por Amanda Stafin e Fabrício Zvir
No sábado (24), o teatro de bonecos intitulado “Kasperl e a Cerveja do Papa”, interpretado por Willian Sieverdt e trilha sonora de Rodrigo Fronza, do grupo Trip Teatro, foi apresentado no auditório do campus central da UEPG e contou com a presença do Grupo de Teatro Universitário (GTU). A peça protagonizada por bonecos feitos de madeira introduz um cenário único aos espectadores. Com humor cativante, a encenação entretém os mais novos e traz nostalgia para os adultos.
Foto: Amanda Stafin
O evento teve entrada gratuita e contou a história de um Frei que, após beber o último barril de cerveja, descobre que o Papa vem visitar o mosteiro para experimentar a cerveja da região. A situação gera uma confusão e a trama se desenrola a partir das tentativas do protagonista Kasperl em resolver o problema.
Depois da apresentação ocorreu um workshop que explicou como os bonecos são produzidos e como manuseá-los. Os fantoches são feitos de madeira bruta e o seu estilo provém da Alemanha. Os exemplares da peça foram doados para Willian em uma de suas viagens para a Espanha.
Foto: Fabrício Zvir
Rodrigo Fronza, músico da companhia, contou a experiência da apresentação: “É muito legal a oportunidade de poder se apresentar para pessoas que são do teatro, estão estudando e receber o feedback mais forte de um público leigo”, diz. Fronza ainda ressalta o acolhimento que recebeu ao se apresentar em Ponta Grossa e o retorno positivo do público.
Foto: Amanda Stafin
A peça é reconhecida internacionalmente e já foi apresentada em diversos países e em todos os estados brasileiros. O evento se destacou por ser inteiramente acessível, com transcrição em áudio para deficientes visuais e intérprete de libras para pessoas surdas.