Durante os dias 6 e 7 de Maio, Ponta Grossa participou da seletiva regional para a Mostra Paranaense de Dança 2023. Foram 62 apresentações no total, todas realizadas no Cine-Teatro Ópera. Realizado pela Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra com o Ministério da Cultura, entre os objetivos do projeto estão a circulação de bens culturais, incentivar e divulgar os trabalhos das escolas, academias e grupos de dança.
Foto: Maria Cecília Tramontin
A professora de Jazz infantil, Leticia Barszcz, relatou que para o incentivo das crianças o evento é muito importante, mostrando as pequenas que poderão encontrar uma paixão pela dança ou até mesmo seguir carreira na arte. Leticia ainda relata que para a cidade a mostra de dança tem extrema relevância no incentivo à arte.
A banca avaliadora foi composta pelos bailarinos Erickson Oliveira, Patrícia Machado e Ian Mickiewicz, os quais selecionaram 18 coreografias da cidade para serem apresentadas na mostra final, a qual acontece em junho no Teatro Guaíra. As próximas seletivas regionais serão em Toledo e Apucarana.
Foto: Maria Cecília Tramontin
Do Teatro Guaíra para o Ópera
Dentro da programação especial da Mostra Paranaense de Dança 2023, o Ballet Guaíra se apresentou gratuitamente em Ponta Grossa, no dia anterior às apresentações das escolas. As coreografias da noite foram Piá, de Alex Soares, e V.I.C.A, de Liliane de Grammont.
A primeira é uma valorização das origens e da mestiçagem do povo brasileiro, enquanto a segunda levanta uma reflexão sobre a sociedade atual, e quatro problemáticas destacadas com a pandemia de COVID-19: Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.