Por Joyce Clara
Por Gabriele Camargo, Joyce Clara e Juliane Goltz
A Orquestra Filarmônica Tom Jobim, da cidade de Palmeira-PR, se apresentou no prédio da Proex/UEPG no dia 31 de março, em uma parceria com a Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sob a regência do Maestro Nelson Lopes, a orquestra é uma iniciativa desenvolvida pela Associação Menonita de Assistência Social (AMAS).
O Maestro Nelson Lopes, que trabalha com o grupo desde seu surgimento, há 3 anos, relata a emoção de trazê-lo para Ponta Grossa “É um sonho realizado, as crianças terem esse protagonismo, apresentando para mais pessoas, é nosso objetivo: focar no processo musical e no cidadão”.
A escolha do repertório faz parte de um projeto do regente chamado “Resgate da Música Popular Brasileira”, que busca difundir essas músicas para as crianças e adolescentes, desde arranjos feitos por ele de obras consagradas, como Carinhoso do Pixinguinha, até uma composição autoral que celebra a MPB.
A turismóloga Ariadene Caillot trabalha na PROEX e conta sua alegria ao receber a orquestra Tom Jobim no prédio da instituição. “Foi incrível, acrescenta ao crescimento da alma e do espírito”, diz. Após a apresentação houve uma visita guiada para os membros da orquestra pelo Museu Campos Gerais.