Por Joyce Clara
Durante a tarde do dia 25 de novembro, as crianças e adolescentes que frequentam o Bando da Leitura acompanharam a peça Entre o Sol e a Lua, selecionada para receber incentivo do PROMIFIC para circulação na cidade, encenada por David Dias, Leandro Wenglarek e Michella França.
“Não acreditar na palavra de quem não conhece e não pode confiar”. Essa foi uma das frases ditas pela protagonista Carmélia, após ser enganada por confiar cegamente em um desconhecido. A peça traz uma discussão sobre assédio infantil de forma didática, através da utilização de músicas, de forma a incentivar as crianças a contarem para pessoas de confiança, como os pais e professores, quando se sentirem desconfortáveis com alguma situação. A importância da amizade também é algo priorizado na narrativa. Após a peça, as crianças puderam participar de uma pequena oficina de teatro com Luan Sales, o diretor geral da peça.
Outro momento do encontro foi a confecção de bonecas Abayomi, feitas com tecido e sem costura, apenas com nós, cuja origem remete à cultura negra dos povos africanos.
Foi realizado um amigo secreto, e cada um trocou sua boneca com outro participante, incentivando o sentimento de partilha. As crianças e adolescentes aproveitaram o resto do dia para brincar no espaço, que possui material para atividades artísticas, leitura e brincadeiras ao ar livre.
O próximo encontro do Bando da Leitura será no sábado, dia 10, com um fechamento da temporada deste ano. O dia terá programação para os três segmentos que compõem o projeto: crianças, o Bando mulheres e o grupo destinado aos idosos.