“Venha Conhecer o Paraná”, obra direcionada ao público infanto-juvenil, une literatura pedagógica com fantasia
Quem passeava pelo SESC Estação Saudade no último sábado, 12, teve a oportunidade de acompanhar o lançamento do livro “Venha Conhecer o Paraná”, da autora Jacqueline de Mattos e ilustrações de Alessandra Tozi. A partir das 15h, a autora recebeu o público, autografou livros e conversou com visitantes. O evento aberto ao público aconteceu no Espaço de Leituras e Oficina do SESC Estação Saudade, seguindo todas as medidas de segurança contra a Covid- 19.
“Venha Conhecer o Paraná” reúne características, fatos e curiosidades sobre o Estado. Direcionado às crianças, o livro tem uma linguagem dinâmica e de fácil compreensão, para que familiares e responsáveis possam ler para as crianças e para que elas possam ler sozinhas. Dione Navarro, também escritora, foi prestigiar a colega de profissão no evento e falou sobre a singularidade da escrita voltada às crianças. “O público infantil precisa de um conhecimento que seja atrativo, bonito e encantador para eles. A Jacqueline tem essa facilidade de levar ao público essas informações tão preciosas de uma maneira tão arrebatadora.”
A volta de um lançamento presencial animou os leitores. A professora Juliana Borges de Paula ficou sabendo do evento pelo Clube de Leitura do próprio local, que é membro há três anos. “Esse é o primeiro lançamento de livro que participo. É tão legal a gente ver a foto da autora na orelha do livro e estar olhando ela aqui, presencialmente!”, comenta a professora, enquanto aguardava na fila para conversar com Jacqueline.
Após atender aos visitantes, Jacqueline de Mattos conversou com a equipe do Cultura Plural. “É emocionante terminar um projeto feito através de mais de dois anos de pesquisa. Também foi maravilhoso trabalhar em parceria com a ilustradora Alessandra Tozi! Além disso, me sinto confortável por estar perto de meus leitores em um espaço tão aconchegante quanto o SESC.” A autora descreveu que o objetivo do lançamento do livro vai além do próprio evento. “A razão principal é saber e poder ver que o livro passeia pela mão das crianças, das famílias”, afirma. Jacqueline também anunciou que planeja futuros lançamentos durante 2022, sendo um deles o livro de poesia intitulado “Sopros de Lavanda”.