Por Leonardo Duarte
As inscrições para participação das bandas no Sexta às Seis foram prorrogadas para o dia 16 de março para melhor atender ao público interessado. O edital 007/2020 apresenta os critérios para as inscrições, que podem ser feitas pelo site www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura.
Neste ano, o edital teve algumas alterações. Entre os critérios de inscrição consta a exigência de um vídeo autoral da banda, em que todos os integrantes devem aparecer. A música do vídeo deve ser autoral do grupo.
Segundo Willes Guilherme Ferreira Machado, diretor de Produções Artísticas da Fundação Municipal de Cultura, esse novo método de avaliação corresponde à avaliação de presença de palco. “A gente optou por pedir o vídeo até mesmo para avaliar a questão da presença de palco, de como os músicos estão se comportando na hora da execução da música autoral”.
O valor do cachê também teve novidade. Neste ano as bandas receberão 1.400 reais, 200 reais a mais que na temporada de 2019. No ano passado o cachê não teve aumento devido à dificuldade financeira que a Fundação de Cultura se encontrava. “Foi pedido para segurar um pouco a questão do cachê. A gente ia aumentar esse valor ano passado para 1.400, mas por uma questão de orçamento foi mantido o valor de 1200”, comenta Guilherme Ferreira sobre os valores do cachê das bandas.
A ficha de inscrição deve ser preenchida por todos os integrantes da banda e assinada pelo representante do grupo. A produção de músicas autorais continua como critério para a avaliação.
No dia 18 de março, a Fundação Municipal de Cultura publicará no Diário Oficial do Município e no site o edital da homologação das inscrições das bandas. A divulgação dos selecionados para apresentação no Sexta às Seis será no dia 31 de março também no Diário Oficial.
Para mais informações sobre o edital, clique aqui.