Por Cultura Plural
O primeiro domingo do mês de agosto é sempre uma data especial para os moradores da comunidade de Nossa Senhora das Pedras, zona rural de Palmeira. O motivo é a realização, anualmente, da Festa em Louvor a Nossa Senhora das Neves, que ocorre há mais de 60 anos no local. Neste ano, a festa aconteceu no último dia 7 e recebeu mais de 6 mil visitantes, segundo a organização.
O início dos festejos é com a Santa Missa Campal em louvor à santa padroeira. Após a celebração, os visitantes podem saborear o almoço vendido no local ou então fazer seu próprio churrasco na área de camping. E depois do almoço, nada melhor do que um bom doce caseiro, preparado nas barracas do corredor de comércio popular, onde encontram-se também produtos diversos, como camisetas, bonés a artigos religiosos. Na mesma área, é possível ainda se divertir com brinquedos infláveis para crianças e jogos populares, como tiro-ao-alvo e jogo de argolas, para os adultos.
As belezas naturais do local são um atrativo à parte. O nome do local – Nossa Senhora das Pedras – vem de um enorme paredão de pedras em frente à capela que faz parte da Escarpa Devoniana, onde os fiéis afirmam ver o semblante da santa. A área é preservada pelo Patrimônio Natural do Estado desde 1992 e é riscada por trilhas feitas pelos visitantes.
A festa em louvor à santa faz parte do Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Paraná e tem entrada gratuita, com colaboração voluntária. A comunidade de Nossa Senhora das Pedras fica a cerca de 30 km de Palmeira, com acesso pela BR-376, em frente à estrada que leva a Colônia Witmarsum.
por Eduardo Godoy