
Foto: Ana Moraes
A Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa marcou a abertura da 33ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei nesta quarta-feira (22), no Cine Teatro Ópera. A cerimônia de entrega de Prêmios Culturais 2019, definidos durante a Conferência Municipal de Cultura, deu início às atividades da noite. As 14 premiações homenagearam e mostraram a importância da contribuição de compositores, professores, artistas, músicos e profissionais na área da cultura.
Para valorizar os compositores locais, a orquestra apresentou cinco composições. Os 55 integrantes da orquestra foram conduzidos pelo também compositor Maestro Rafael Pauski. Entrelace Fanfare, composto por Rafael Rauski, deu início à apresentação. Escrita no ano de 2012, a obra tem características iniciais de uma fanfarra e depois passa a ser caracterizada com tema cantábile. Durante a apresentação, os temas se difundem e podem ser ouvidos ao mesmo tempo.
As composições Romance (Gabriel de Paula Machado), Pérolas d’Alma (Jorge Holzmanm) e O Navio Negreiro (Sérgio Neville Holzmanm) também foram executadas no concerto. A composição Marcha a Ponta Grossa, composta por José Itiberê de Lima, finalizou a apresentação e foi aplaudida em pé pelo público.
Elsa Teixeira Holzmann veio de São Paulo para presenciar a apresentação da orquestra. “A orquestra está fantástica. Emocionaram o auto, porque conseguiram dar aquilo que o autor sentia, que deve ser uma dificuldade pra quem escreve uma música. Estão de parabéns”, ressalta Elsa.
Tocando violoncelo, Ana Maria Clavijo entrou neste ano para a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa. “O grupo é muito bom. Somos vários músicos de Curitiba que entramos na orquestra e é o tipo de repertório que é mais desafiador e a gente aprende muito tocando nessas ocasiões. Hoje, com autores locais, para mim é uma novidade”. Clavijo também destaca o gosto de se apresentar na cidade não só pelo grande público, mas também pela valorização da música.
The following two tabs change content below.
Sou Leonardo Ribeiro Duarte, acadêmico do segundo ano de Jornalismo da UEPG. Amante de músicas, doguinhos e filmes. Procurando tempo para dormir.