Por Cultura Plural
O Cine-Teatro Ópera de Ponta Grossa está recebendo a Mostra de Cinema “O lobo à espreita – Uma Homenagem ao Centenário de Ingmar Bergman”, realizada pelo Serviço Social do Comércio (SESC), com o apoio do Projeto Fissura da Faculdade Sant’Ana.
O diretor de cinema sueco Bergman é considerado um ícone no mundo cinematográfico por suas obras, com influências vindas do teatro e do cinema de seu país natal. Seus trabalhos exercem um verdadeiro fascínio em gerações de cinéfilos e especialistas da sétima arte.
De acordo com organizadora, Rafaela Prestes, a mostra tem como ponto central incentivar as exposições e produções artísticas na cidade de Ponta Grossa. “Permitir que o público ponta-grossense tenha acesso a obras tão importantes como a de Bergman; queremos que as pessoas entendam e compreendam que existe uma arte por detrás de uma produção cinematográfica”, observa.
Neste sábado (11), o filme escolhido de Bergman foi “Persona”, de 1966, que envolve o psicológico dos espectadores por sua linguagem e máscaras que vão sendo moldadas ao decorrer do enredo, como relata o estudante de Jornalismo Robson Soares. “‘Persona’ é um filme confuso, que desafia a interpretação de quem o assiste. Os cortes, closes e a história como um todo são perturbadores e tornam o filme muito difícil de assimilar, mas ao mesmo tempo digno de ser considerado uma linda obra”.
A mostra acontece no palco B do Cine Ópera. O próximo dia do evento é quarta-feira (15), às 19 horas, com o filme “Face a Face” de Ingmar Bergman, classificação de 16 anos. Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2143549229301571/