Por Cultura Plural
Nos dias 1, 2 e 3 de junho aconteceu a 11ª Mostra Paranaense de Dança realizada pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG). O festival promove Mostras Seletivas em algumas cidades do Paraná e as coreografias selecionadas se apresentam na Mostra Final em Curitiba.
Em Ponta Grossa, no Cine-Teatro Ópera, 24 grupos apresentaram 85 coreografias de estilos variados como ballet clássico, jazz, dança contemporânea, dança folclórica ucraniana, dança do ventre, entre outros. Foram selecionadas 40 coreografias de 14 escolas de dança.
Além das apresentações, o ABABTG promove oficinas de aprimoramento artístico e técnico e espetáculos com bailarinos profissionais. Nesta edição a apresentação “La cena”, do G2 Cia de Dança, abriu o festival com entrada gratuita no dia 1. Os outros dois dias foram de apresentações dos grupos que se inscreveram na seletiva. “Na mostra você sabe que está competindo e tem que dar o seu melhor, não que na apresentação [de final de ano] você não tenha, mas na apresentação é mais tranquilo porque você não precisa ganhar”, comenta a bailarina há cinco anos Mariana Christine Nieradka, de 10 anos, que se apresentou pela primeira vez na Mostra.
A dançarina há 11 anos e coreógrafa do grupo folclórico ucraniano Karla Alessandra Ramos, de 19 anos, conta que dançar na Mostra é uma oportunidade muito boa. O grupo existe há 43 anos e já fez parte do festival em 2012 e 2013. “A gente está bem confiante, fomos bem aplaudidos, não teve erros, então acho que tem possibilidade”, considera a bailarina sobre a expectativa para o resultado.
O jurado, bailarino e instrutor de dança Erickson de Oliveira Cordeiro Junior (30) conta que para a avaliação das danças são consideradas informações dadas na inscrição, como nome, estilo, release – descrição do que a coreografia quer transmitir ao público. “A partir daí a gente começa a pensar na coerência da música com os passos, os passos em relação ao estilo, a técnica, a ideia proposta… E a partir disso a gente vai trabalhando a coerência para trazer a seleção das coreografias”, explica. Ele conta que em cada cidade foram selecionados os trabalhos que se destacaram dentro dessa coerência.
As coreografias selecionadas serão apresentadas na Mostra Final em Curitiba, que acontece dia 21 e 23 de junho às 20h e 24 de junho às 18h, no Guairão, com ingressos de R$30 (inteira) e R$15 (meia). Além de Ponta Grossa, a Mostra Seletiva aconteceu em Curitiba, Campo Mourão e Chopinzinho. A última seletiva acontecerá nos dias 9 e 10 de junho em Arapongas.
Confira o resultado da seletiva de Ponta Grossa: https://www.facebook.com/