Por Cultura Plural
Por Jessica Allana Grossi
O quinto espetáculo do festival de Teatro e Circo aconteceu neste domingo (08), às 17h, no Complexo Ambiental. A Prefeitura de Ponta Grossa, Fundação Municipal de Cultura, Fecomércio PR e o Sesc se mobilizaram para que o espetáculo de Londrina viesse para a cidade. A apresentação do palhaço Batata Doce e do palhaço Tourino levou alegria e diversão para famílias e curiosos que aproveitavam a tarde ensolarada de domingo.
Victor Augusto Oliveira Castilho, 20, soube da apresentação na oficina gratuita Experimentando o Clown em Cena, que aconteceu no último sábado (07) no SESC. Victor destaca a importância da interação com o público, característica do teatro de rua. “Você percebe as expressões que causam os risos, eles interagem bem com o público. O teatro de rua é muito interessante, sempre que tenho a oportunidade eu acompanho”.
“Tem sido uma prática, uma vontade da Prefeitura e do SESC de levar cada vez mais coisas pra rua, ou seja, aonde o publico está”. Eduardo Godoy, diretor da Fundação Municipal da Cultura, diz que vale a pena fazer esse trabalho direcionado a apresentações de rua e avalia que o espetáculo Números foi recebido muito bem pelo público.
A companhia de Palhaços de Rua, formada por Adriano Gouvella e Lucas Tourino, já realizou várias apresentações do espetáculo “Números” em todo o Brasil durante seis anos. Nesta segunda (09) é a vez do espetáculo gratuito “Vikings e o Reino Saqueado”, às 12h30, no Calçadão de Ponta Grossa.
Sobre a apresentação deste domingo, Adriano observa que o público compareceu em peso, principalmente as crianças, que interagiram bastante. Segundo ele, imprevistos como chuva são comuns para aqueles que trabalham com o teatro de rua, e graças ao final de tarde ensolarada foi possível fazer uma boa apresentação.
O artista também falou sobre a apresentação de “Vikings e o Reino Saqueado”. “É um espetáculo novo que mistura o palhaço, o universo Viking e a política. Espero que o público compareça, apesar de ser uma segunda feira”.
Para conhecer mais sobre o trabalho da Companhia é só acessar as redes sociais no facebook (facebook/@cia.