Por Cultura Plural
por Keren Bonfim
Aconteceu nesta terça-feira, 3 de abril, a abertura da 5ª Feira dos Imigrantes em homenagem aos 101 anos do município de Carambeí. O evento, que segue até esta quarta-feira, acontece no Parque Histórico da cidade e conta com a participação do comércio típico, a Feira de Confecções e Artesanato e a apresentação de diversas bandas, além de um público variado que comparece para apreciar a festa e se divertir.
Sirlei da Luz Pedrosa veio com a família e os amigos para participar das comemorações. Ela acompanha a feira há um bom tempo e acredita que a cada ano a festa está mais organizada. Já Sirlene do Nascimento participa pela primeira vez e compartilha a mesma opinião: “Está bonita e bem estruturada”.
Além da diversão e da aproximação com outras culturas, a feira também é uma ótima oportunidade para as vendas. Andressa e Ângela, por exemplo, que trabalham na tradicional barraquinha das tortas holandesas, contam que estão vendendo bastante, embora no primeiro dia o movimento seja um pouco mais fraco. Nara da Costa, que vende produtos artesanais, relata que a feira permite que os trabalhos dos artesãos também sejam valorizados, pois geralmente são pouco apreciados por causa da falta de divulgação.
Para relembrar a diversidade, a decoração no local da festa é da cor das bandeiras do Brasil e da Holanda e há painéis fotográficos com representações dos dois países O comércio também possibilita a mostra de produtos locais e dos imigrantes. Com todas estas atrações, a 5ª Feira dos Imigrantes é um convite para conhecer e se aproximar da cultura holandesa no Brasil.