Por Cultura Plural
por Keren Bonfim e Taís Borges de Macedo
Silêncio total e apenas duas luzes no palco, foi assim que aconteceu a abertura de mais um espetáculo da Semana do Teatro e do Circo, no Cine Teatro Ópera, nesta sexta feira, 30/03. Apresentada pela Cia. Abuso em Cena, que existe há 7 meses, a peça intitulada “Menos Tempo” começou às 15 horas, atraiu principalmente o público jovem e retratou o tema polêmico do consumo de drogas.
A apresentação, dirigida pelo ex-ator e atual diretor, Gabriel Verneck,teve início com o casal Dorothy e Samuel, ambos usuários de drogas, em uma discussão. Dorothy costuma cuidar de Samuel e sente forte atração por ele, no entanto, Samuel não consegue admitir que também gosta dela e faz de tudo para perturbá-la, aproveitando-se da oportunidade para se drogar. É a partir desse teor dramático que a trama passa a ser desenvolvida.
Marcada por brigas, sexualidade e compaixão, a encenação faz com que o espectador reflita sobre os valores fundamentais da vida e sinta-se sensibilizado pela situação dos usuários. O próprio título faz referência a esses valores, ou seja, menos tempo de vida. De acordo com o ator Cassiano Caron, que representa o personagem Samuel, mesmo com prazo pequeno para ensaios, o espetáculo foi bem recebido, ainda mais com os aplusos ao final do evento.
A primeira peça apresentada este ano pelo grupo não foi a mesma prevista pela programação e a entrada não foi franca. De acordo com o diretor Gabriel, isso se deve, em grande parte, ao corte de verbas da prefeitura para as companhias locais, já que, geralmente não são valorizadas.