Balé Teatro Guaíra emociona público no primeiro dia da Mostra de Dança. Foto: Barbara Popadiuk
Por Barbara Popadiuk e Jéssica Gradin
A seletiva da 9ª Mostra Paranaense de Dança começou em Ponta Grossa na noite de ontem (13), no Cine-Teatro Ópera, com o espetáculo “Romeu e Julieta”, apresentado pelo Balé Teatro Guaíra, de Curitiba. A apresentação, que teve duração de uma hora, garantiu aplausos em pé do público presente. “Estava muito lindo. Todo evento de dança da cidade nós queremos e tentamos prestigiar”, afirma Phayga Gruber, integrande de um grupo de garotas que também vão dançar na Mostra nos próximos dias.
Segundo a coordenadora da Mostra, Simone Bomisch, o evento acontece desde 2008, após a criação da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) em 2007. Ela conta também que, depois da primeira edição, que teve duas noites de duração, a ideia foi expandir para o interior. “Em 2009 já começamos a levar a Mostra para outras cidades e ela se desenvolveu no esquema que está hoje em dia: são de quatro a cinco cidades que recebem o evento”, diz. Depois de uma seleção, alguns grupos se apresentam na final em Curitiba.
A organização espera um público razoavelmente maior do que dos outros anos, visto que as inscrições aumentaram. Nesta seletiva foram inscritos 912 bailarinos, de 24 grupos de dança.Também as oficinas, segundo a presidente da ABABTG, estão lotadas. “As inscrições são gratuitas, então normalmente fecham o número previsto, porém no dia não são todos que comparecem, deixando algumas vagas livres para quem quiser se inscrever na hora”, explica.
A Seletiva continua no Cine-Teatro Ópera neste fim de semana com a presença de diversos grupos do Paraná e Santa Catarina. Neste sábado (14), às 20h, estão previstas 53 apresentações, e no domingo (15), às 18h, são 37 apresentações. A mostra encerra com o espetáculo “Ruídos e Paixões”, da companhia Eliane Fetzer de Dança, de Curitiba. Os ingressos custam de 10$ (inteira) e 5$ (meia entrada).
The following two tabs change content below.
Estudante do 4° ano de Jornalismo da UEPG. Participo do Cultura Plural desde 2015. Aluno bolsista do projeto desde 2016. Gosto de fotografia e de jornalismo cultural. Tenho 22 anos. Atualmente integro o Conselho Municipal de Política Cultural na cadeira de 'Artes Populares'.