Por Cultura Plural
por Gabriel Miguel
No último domingo (12), entre as atrações do terceiro dia do 8° Festival de Música de Ponta Grossa, esteve a apresentação da banda “Trovadores Celtas”, que tem como estilo o rock celta, ritmo que combina rock com músicas tradicionais irlandesas. Atualmente a banda é composta por Dárcio Rundvalt, Will Silva, Augusto Agueiras, Felipe Bortule e Felipe Ferreira.
O show, apesar da baixa temperatura e do atraso para seu início, agitou o público, fazendo muitos espectadores dançarem ao som da banda. “A razão para tanta animação da plateia em partes é causada pelo ritmo rápido do rock, aliado ao timbre de diversos instrumentos, como o violino e a flauta doce”, explica o vocalista Dárcio Rundvalt. O músico destaca a aceitação da banda por parte do público, apesar de se tratar de um gênero musical pouco popular.
A ideia de tocar rock celta surgiu de um ex membro da banda, que convocou os músicos a partir de suas habilidades musicais e experiência com instrumentos pouco convencionais ao rock, como violino, banjo e flauta doce, tradicionais nas manifestações musicais irlandesas. De acordo com a banda, é importante ter conhecimento sobre a cultura de um país ou região, no caso a Irlanda, uma vez que as músicas são uma forma de linguagem e de conhecimento.
A estudante Heloisa Orsatto conta que se interessa pelos “Trovadores Celtas” porque gosta do estilo da música, apesar de não conhecer muito bem. “Isso me ajudou a criar curiosidade em conhecer melhor a banda”, relata.
O 8° Festival de Música de Ponta Grossa segue com apresentações musicais no decorrer da semana, até domingo (19). Para conferir a programação completa, acesse:http://culturapg.com.br/eventos/festivaldemusica/