Por Nicolas Rutts e Lucas
A Banda Mais Bonita da Cidade encerrou neste domingo (12) mais um dia do 8º Festival de Música de Ponta Grossa. O evento aconteceu na Estação Saudade e teve cinco bandas programadas. A programação vai até o dia 19 e encerra com um concerto às 20h30 no Cine Teatro Ópera com o solista Emmanuelle Baldini, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
O Festival é totalmente gratuito e aberto ao público. O apresentador do evento, Eduardo Godoy, assessor de comunicação da Fundação Municipal de Cultura, destaca a importância da participação popular no incentivo à produção de cultura na cidade.
A atração mais esperada de domingo era A Banda Mais Bonita da Cidade, que trouxe muitos fãs para a plateia. A banda existe desde 2009, mas foi com o clipe da música Oração que ela estourou, em 2011. Com um repertório de 13 músicas eles emocionaram e divertiram o público, chegando a pular a grade de proteção e dançar em meio aos presentes.
De acordo com a vocalista Uyara Torrente, o Festival é uma possibilidade de acesso à cultura, além de expandir o trabalho das bandas. “Para nós é muito legal, porque tem um processo bonito de formação de plateia, um público espontâneo”. A cantora cogitou cancelar o show devido a um resfriado e à possibilidade de ficar sem voz. “Essa madrugada eu passei realmente muito mal, mas as pessoas estavam muito animadas e isso nos contamina muito. Eu entrei de um jeito e saí de outro”, conta Uyara.
A vocalista explica que o nome da banda faz referência à história de Charles Bukowski, “A mulher mais linda da cidade”, que gera curiosidade. Ela define a banda como “um grupo de pessoas felizes que fazem coisas que gostam muito”. A cantora comenta ainda que a banda tenta fazer tudo da maneira mais genuína possível, pois esse é o melhor jeito de afetar as pessoas.
A estudante Alexya Mereth, 18 anos, se revela satisfeita com o show: “achei sensacional o fato de que cada vez mais Ponta Grossa tem trazido programas culturais para a cidade”.