Por Cultura Plural
O 15º Campeonato Paranaense de Capoeira aconteceu neste sábado (24/08), desde às 8h no Ginásio de Esportes do Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O campeonato é uma seletiva pro Campeonato Brasileiro de Capoeira, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de setembro em Belém, no Pará.
As modalidades do campeonato são individuais (masculino e feminino, nas categorias Mirim, Infantil, Infanto-juvenil, Juvenil e Adulto e nos pesos Pena, Leve, Médio, Meio Pesado e Pesado) e em conjunto (com 15 pessoas para cada grupo).
Os atletas são de Guarapuava, São Pedro do Ivaí, Ponta Grossa, Palmeira, Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Pinhão, São José dos Pinhais, Curitiba e Matinhos. Em torno de 200 atletas estão participando, segundo o presidente da Federação de Capoeira, Adilson Alves Leandro, conhecido como Mestre Pop. Segundo ele, todo ano o campeonato é realizado em uma cidade diferente no Paraná. “Se o evento é paranaense, por quê tem que ser realizado sempre em apenas uma cidade?”, indaga.
A campeã na categoria acima de 18 anos do último campeonato, realizado em Curitiba em 2011, Ludmila Gondro Pinheiro, conta que já foi campeã nove vezes, sendo uma vez campeã brasileira, em 2009. “Eu era muito agitada quando era criança e minha mãe nunca estava em casa. Como eu precisava fazer alguma coisa, optei pela capoeira e me apaixonei”, comenta Ludmila.
No domingo (25/08), às 12h, haverá a somatória dos pontos e premiação dos atletas vencedores.
Matéria de Cássia Aguiar