Por Cultura Plural
Acontece de 25 à 29/11 o VII Festival de Cinema da Lapa. O evento promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa (IHCL), e realizado pelo Ministério da Cultura apresenta mostras de curtas, filmes infantis, documentários e exibe gratuitamente nessa edição mais de 50 obras. Ele conta, ainda, com shows; oficinas de cinema para crianças e adolescentes; e também exibições itinerantes, nas comunidades locais, de filmes de Mazzaropi.
A abertura do festival, que ocorreu nesta terça-feira, teve início com a exposição “Lapa de Outrora” – fotos de Guilherme Glück com curadoria de Waltraud Sekula na Pousada Tropeira, e mais tarde aconteceu a cerimônia de abertura do festival com exibições cinematográficas, e show do músico Leo Fressato no Theatro São João.
As sessões competitivas e os shows acontecem de terça à sexta às 20h e sábado às 18h. Somente sábado, dia 29/11, que o show terá início às 20h30, com a Banda Matorrales encerrando o festival. Essas atividades acontecem sempre no Theatro São João (Praça General Carneiro, Nº 1890) Mais informações sobre o festival no site: http://www.ihclapa.com.br/.
Programação:
25/11 (terça)
– 18h30 (Pousada Tropeira): Abertura da exposição “Lapa de Outrora”. Fotos de Guilherme Glück com curadoria de Waltrauld Sekula.
– 20h (Theatro São João): Cerimônia da Abertura do festival. Estreias de documentários produzidos pelas Oficinas do Projeto Cinema na Lapa, realizado em parceria pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa e a FAP/UNESPAR. Exibição do videoclipe “Playing for Lapa – Corajosa Natureza”, de Alex Caderari, e do curta “A Todos Que Fazem Nossa História”, de Leandro Cordeiro. Estreia nacional do “Entre fotografias e tinteiros…”, de Ederson Prestes Santos Lima e Maurício Baggio. Show com o músico Leo Fressato, compositor e interprete do maior sucesso recente da história musical do Paraná: a canção “Oração”, interpretada pela Banda Mais Bonita da Cidade.
26/11 (quarta)
– 14h (Theatro São João): Mostra “Catapultas e Carrapatos” e “Banda dos Bichos Supermaluquinhos”, séries de animação de Almir Correia.
– 16h (Theatro São João): Mostra “Casos e Causos”, com filmes produzidos pela RPCTV (afiliada da Rede Globo no Paraná) para a série “Casos e Causos”, exibida na Revista RPC.
– 18h (Palco da Praça General Carneiro): Show com a dupla Jared e Pilo.
– 20h (Theatro São João): Entrega do Diploma de Mérito para o cineasta Almir Correia pelo destaque nacional e internacional em cinema de animação. Mostra “Hors Concours”, com curtas-metragens paranaenses premiados. Mostra competitiva, com a exibição do filme “A Estrada 37”, de Vicente Ferraz, que conta com a atuação de Daniel de Oliveira, Francisco Gaspar, Júlio Andrade e Thogun.
27/11 (quinta)
– 14h (Theatro São João): Mostra “O Quadro” – Sessão 1, com filmes da produtora “O Quadro”, que tem se destacado pela qualidade de sua produção diversificada, com ênfase no cinema infanto-juvenil.
– 15h (Theatro São João): Oficina “A Formação da Cultura Caipira e o sucesso de Mazzaropi”, ministrada pelo crítico Celso Sabadin.
– 17h (Theatro São João): Mostra “Memória Cinefap”, com Filmes premiados produzidos por alunos do Curso de Cinema e Vídeo da FAP/UNESPAR.
– 18h30 (Palco da Praça General Carneiro): Show Renatinho Metralhas Beatles Again – Clássicos 60 e 70.
– 20h (Theatro São João): Mostra “Hors Concours”, com curtas paranaenses premiados. Mostra competitiva, com a exibição do filme “Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho”, de Daniel Augusto, interpretado por Júlio Andrade, Fabíula Nascimento e Ravel Andrade.
28/11 (sexta)
– 14h (Theatro São João): Mostra “O Quadro” – Sessão 2, com filmes da produtora “O Quadro”, que tem se destacado pela qualidade de sua produção diversificada, com ênfase no cinema infanto-juvenil.
– 15h (Theatro São João): Oficina “A Formação da Cultura Caipira e o sucesso de Mazzaropi”, ministrada pelo crítico Celso Sabadin.
– 17h (Theatro São João): Estreia no Paraná do documentário “Mazzaropi”, de Celso Sabadin, obra sobre a vida de Amácio Mazzaropi.
– 18h30 (Palco da Praça General Carneiro): Show com a banda Dazantinga (Pop Rock Internacional).
– 20h (Theatro São João): Mostra “Hors Concours”, com curtas paranaenses premiados. Mostra competitiva, com a exibição do filme “Isolados”, de Tomas Portella, interpretado por Bruno Gagliasso, Regiane Alves e José Wilker.
29/11 (sábado)
– 14h (Theatro São João): Mostra “AVEC – Diretoras”, com filmes realizados por diretoras integrantes da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná.
– 16h (Theatro São João): Mostra de Documentários do Curso de Cinema Centro Europeu.
– 17h (Theatro São João): Exibição do Concurso de Curtas de Celular.
– 18h (Theatro São João): Entrega do Diploma de Mérito para a produtora “O Quadro” pela qualidade do trabalho desenvolvido na área da produção infanto-juvenil. Mostra Hors Concours, com curtos paranaenses. Mostra competitiva, com a exibição do filme “O menino no espelho”, de Guilherme Fiúza Zenha, interpretado por Mateus Solano, Regiane Alves e Lino Facioli.
– 20h30 (Theatro São João): Cerimônia de premiação da Mostra Competitiva. Show com a banda Matorrales.