Por Cultura Plural
Foto: João PimentelPor Amanda Los
Quem envelhece com orgulho, inspira quem cresce com coragem é o slogan da oitava edição da Parada LGBTQIAPN+ dos Campos Gerais. Segundo a organização, a escolha do tema segue o movimento nacional das paradas de Curitiba e São Paulo e busca valorizar o público LGBT de todas as faixas etárias, principalmente o que está envelhecendo.
“O slogan é um reconhecimento da luta e dos direitos conquistados pela população LGBT mais velha”, afirma Guilherme Portela, participante da comissão organizadora do evento. Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 aponta que das 2,9 milhões de pessoas que se autoidentificam como homossexuais ou bissexuais no país, 71 mil são idosas. “Devemos celebrar nossa resistência histórica, já que diversas pessoas LGBT não tiveram suas vidas preservadas o suficiente para alcançar a velhice por questões sociais, políticas, de violência e de saúde”, ressalta Portela. No Brasil, a expectativa de vida de pessoas trans e travestis é estimada em cerca de 35 anos.
Ulisses Massinhan, homem gay de 53 anos, observa mudanças nos últimos 30 anos, mas considera que ainda há muito a ser feito. “Na minha faixa etária, são poucos os sobreviventes. Entre os mais velhos, o número é ainda menor, o que é assustador”, desabafa. Segundo ele, as pessoas LGBT 50+ enfrentam resquícios psicológicos de uma época em que eram menos reconhecidos e respeitados, além de problemas de saúde, solidão, e a ausência de políticas públicas específicas para essa população. Conforme pesquisa da Associação Americana da Pessoa Aposentada (AARP), 46% dos homens gays na terceira idade moram sozinhos. Entre as mulheres lésbicas, 39% são solteiras e 36% vivem sozinhas.
De acordo com Massinhan, esses problemas apontam para caminhos que ainda devem ser trilhados. Para ele, o evento já é uma conquista que a ser celebrada. “A existência de um evento como a parada representa a possibilidade de as pessoas mostrarem quem realmente são”, destaca.
A oitava edição da Parada LGBTQIAPN+ dos Campos Gerais ocorre no dia 7 de dezembro, das 12 às 20 horas. Além da manifestação a favor dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+, a programação contará com apresentações musicais e culturais de mais de 40 artistas. O evento inicia na Rua XV de Novembro, em frente ao Cine-Teatro Ópera, e depois marcha em direção à Concha Acústica da Praça Barão Rio Branco. Mais informações podem ser acessadas na perfil do Instagram @paradalgbtpg.